O Buda Sidarta Gautama

O mais famoso de todos os Budas Mister Sidarta Gautama (Siddhartha Gautama)  ou Shakyamuni (Shakyamuni Buddha), filho do rei Shuddhodhana e sua esposa Maya-Devi da família dos Shakyas, nasceu entre o norte da Índia e as montanhas do Himalaia onde hoje é o Nepal, foi criado dentro do palácio da família e foi educado com privilégios e confortos extremos, uma família  muito rica em virtude do reinado de seu pai, o desejo de seu pai era que Sidarta não tivesse contato com nenhuma dor ou sofrimento do lado de fora do palácio, então fez-se a vontade de seu pai o rei Shuddhodhana.
Filósofo nato e com a vontade de conhecer o mundo fora dos muros saiu do palácio por volta dos 29 anos de idade para vivenciar de perto a vida mundana de sacrifícios aos quais todos nós passamos. Dores, enfermidade e sofrimento saindo a pé pelo norte da Índia e Nepal. Criou sua própria filosofia de vida que foi seguida, imitada e até venerada pelos seus seguidores devido sua inteligência emocional extremamente equilibrada, extremamente culto e apuradíssimo senso conciliador. Suas idéias foram tão avassaladoras para a época que repercutiram por todo o continente Asiático desde então há mais de 5.000 anos. Várias vertentes foram sendo criadas originando o Budismo Chinês, Japonês, do Sudeste Asiático, Coreano e Tibetano todos com status de religião após séculos de doutrina. Dentre os princípios fundamentais da filosofia Budista estão o Carma ou Karma a lei de causa e efeito, o Renascimento ao qual todos os seres vivos passam, o Caminho do Meio que consiste na moderação dos atos e desejos e a Impermanência de tudo e de todos a qual todos nós seres vivos ou materiais estaríamos em constante mudança. Apesar dos inúmeros pedidos de Sidarta durante sua peregrinação de que não o venerassem ou idolatrassem sua pessoa e imagem foi inevitável a construção de gigantescos templos e monumentos dedicados a sua figura e a religião Budista.

O Buda Chinês Hotei

Hotei originalmente um Monge Chinês Chamado Pu-tai ou Putai foi um monge Chinês de humor incrivelmente contagiante, sempre sorrido e gargalhando contagiava a todos por onde passava, carregando em seu saco brinquedos e roupas para distribuir aos necessitados no caminho de sua jornada, sempre comprava comida para alimentar os famintos. Seu abdômen avantajado simboliza satisfação. Acredita-se também que Hotei foi a última Maytreia e os crentes nessa filosofia aguardam ansiosamente a nova Maytreia para equilibrar as forças e energias no mundo através dos ensinamentos superiores. É também um dos Setes Deuses da Sorte (Shichi Fukujin) no Xintoísmo e na mitologia e Cultura Oriental.

O Budismo Chinês surgiu a partir da mescla dos ideais chineses de que a felicidade e a plenitude pode ser alcançada através de prosperidade material com os ensinamentos de Buda em que a plenitude é alcançada com a elevação espiritual e pessoal.

Buda O Iluminado

O termo Buda significa O Iluminado e é dado o titulo de Buda aos sábios que atingem o estado de Nirvana, a libertação dos sofrimentos e dos apegos. Existiram diversos Budas ao longo da história da humanidade e dentre eles o mais famoso e difusor da filosofia Budista o príncipe Sidarta Gautama, o ciclo Budista é chamado de Maytreia ou Maitria, onde é designado a este plano um renovador dos ensinamentos e que dará continuidade a sua filosofia.

Japamala Semente Rudraksha

A RENÚNCIA DO PRÍNCIPE BUDA

Deixando seu reino e seus entes queridos para trás, Siddhartha Gautama se tornou monge e obviamente errante como todos nós. Ele cortou o cabelo para mostrar que renunciara ao estilo de vida mundano e se chamava Gautama, ele usava vestes esfarrapadas e peregrinava de um lugar para outro. Em sua busca pela verdade ele estudou com os mais sábios professores de sua época, nenhum deles sabia como acabar com o sofrimento mundano então Ele resolveu continuar a busca por conta própria através da vivencia.

Por seis anos ele praticou um ascetismo (devoto dedicado a orações) severo pensando que isso o levaria à iluminação, sentou-se em meditação e comeu apenas raízes, folhas e frutos, as vezes ele não comia nada, ele poderia suportar mais dificuldades do que qualquer outra pessoa mas isso não o levou a lugar nenhum e pensou: "Nem minha vida de luxo no palácio nem minha vida como um asceta na floresta é o caminho para a liberdade, exagerar as coisas não pode levar à felicidade. Ele voltou a comer comida nutritiva novamente e recuperou sua força. Por fim chegando a conclusão de que os apegos e as necessidades físicas são as coisas que nos afastam do Nirvana e da iluminação.

A Flor de Lotus

Japamala Pedra Natural

Muito encontrada em muitas esculturas de Budas em sua mão ou com o Buda sentado sobre ela, a flor de lótus representa a pureza da iluminação. O lótus apesar tem suas raízes na lama, cresce através das águas profundas e sobe à superfície, floresce em perfeita beleza e pureza à luz do sol. É como a mente se desdobrando para aperfeiçoar a alegria e a sabedoria. A flor de Lotus é também muito decorativa e ornamental, usada comumente em casas, templos e fontes de água para decoração Oriental ou Ocidental.

O Budismo

Decoração Oriental para Sala

Nos séculos que se seguiram a vida do Buda seus seguidores preservaram fielmente seus ensinamentos e os espalharam por muitos países da Ásia, hoje existem duas escolas principais de Budismo, o Theravada e a Mahayana. Theravada significa o ensinamento dos anciãos ou doutrina dos anciões. Os monges Theravada seguem as práticas que foram passadas pelos monges seniores do tempo do Buda, como viver nas florestas e meditar. O objetivo do Budismo Theravada é tornar-se um Arhat, ser de elevada estatura espiritual, uma pessoa livre de sofrimento. Budismo Theravada é praticada principalmente em países do sul da Ásia como Sri Lanka, Tailândia e Myanmar, antiga Birmânia.

O Budismo Mahayana enfatiza o exemplo do Buda de sair ao mundo e fazer o bem, Mahayana significa o Grande Veículo, o objetivo no Budismo Mahayana é seguir o Caminho do Bodhisattva, um Bodhisattva é aquele que ilumina a si mesmo e aos outros. No Budismo Mahayana, existem muitos Budas e Bodhisattvas, ele se espalhou principalmente para países do norte da Ásia como China, Tibete, Coréia, Vietnã e Japão. Recentemente tanto o Budismo Theravada quanto o Budismo Mahayana foram introduzidos no Ocidente.

Mosteiros no Budismo Theravada

Mosteiros Budistas Theravada são localizados nas florestas da Tailândia onde só vivem os monges, a quietude de um pequeno templo de bambu construído sobre palafitas cercado pelos sons de pássaros cantando e árvores sussurrantes torna o ambiente condizente ao propósito para qual foi construído. Os monges vivem sozinhos em cabanas chamadas kutis.
Eles são construídos sobre estruturas altas para manter os animais e insetos distantes, lá eles praticam meditação sentada e andando o que é muito importante para sua vida espiritual. Após as cerimônias chamadas Pujas eles estudam o Dharma. Antes de entrar no templo eles lavam os pés com água levada para o mosteiro. É tradicional que os monges e monjas vivam na floresta como parte de seu treinamento inicial, mas os mais velhos não são obrigados a fazê-lo, e alguns monges e monjas podem viver toda a vida na floresta enquanto outros moram nos templos das cidades. Alguém pergunta: "Vivendo na selva, você não tem medo de tigres?" O monge responde: "Às vezes, quando os monges caminham na floresta, eles sentem algum tigre seguindo eles mas como eles têm o preceito de não matar não têm medo e os tigres sentem que não há perigo".

Pulseira Japa Mala

O Budismo Zen Japonês

Em um templo Budista Japonês encontramos Escolas Dominicais onde todos cantam "Namo Amida Butsu" para mostrar gratidão a Buda Amida, o Buda da Luz Infinita, acreditamos que, ao recitar seu nome, teremos uma vida boa e renasceremos em seu Ocidente de terra pura. Você pode encontrar facilmente esculturas de Amida na frente dos salões, mas o mais importante são as muitas oferendas de bolos de arroz. "Vou dizer-lhe porquê. O arroz é muito importante para os Asiáticos, se você perguntasse a um menino ou uma menina Japonesa, o que você comeu hoje? ele ou ela provavelmente diriam: "Arroz". Quando vemos o arroz oferecido nos lembramos de oferecer o melhor para o Buda. Na escola dominical, sentamos em meditação em almofadas chamadas Zafus. A meditação e o Budismo Japonês são chamados de Zen.

O Budismo Chinês

O Budismo foi introduzido na China durante a dinastia Han sob o governo do imperador Ming entre 221 e 208 AC. no leste da china na antiga Handan. Por ser um pais de cultura Confucionista e Taoísta o Budismo sofreu forte repressão de diversos governantes em diversas eras mas quanto o monge Lokaksema de Gandhara e os monges partas An Shih-kao e An-Hsuan começaram a traduzir sutras Budistas do Sânscrito para o Chinês e a fazer comentários e disseminar as palavras e os conhecimentos de Buda no país, o Budismo começou a se alastrar e a alcançar os locais onde não era possível antes, no lugar do Nirvana pregou a calma, a paz de espírito, em lugar da abolição do desejo, o não agir Taoísta ou entre os Confucionistas o respeito às regras e às formas tradicionais de viver.

Frases e Pensamentos de Buda

"Aqueles que estão livres de pensamentos rancorosos certamente encontraram a paz."

"Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo."

"Uma mentira pode salvar seu presente mas condena seu futuro."

"O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente, ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos."

"Aquele que protege sua mente da cobiça e da ira desfruta da verdadeira e duradoura paz."

"Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio, o que acaba com o ódio é o amor."

"Numa viagem, um homem deve andar com um companheiro que tenha a mente igual ou superior a sua, é melhor viajar sozinho do que em companhia de um tolo."

Esperamos que tenha gostado deste novo post feito para você!